Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de julho de 2010

PROBLEMAS CRÔNICOS DO FOGÃO - A SÉRIE!!!

'A Inseguranção que nos acovarda"


               Olá, nosso ultimo capitulo relata a falta de segurança que nossa zaga transmite ao resto do time e a torcida, segurança e tranqüilidade que estão extintas desde Gonçalves e Wilson Gottardo, quando o assunto é miolo de Zaga nos últimos anos a situação é ainda pior, iludidos com boas campanhas no fraquíssimo Carioca, o torcedor cria expectativa, sendo totalmente frustrado com o inicio da competição nacional.
              A zaga é um dos setores mais importantes do time, assim como os goleiros, os zagueiros tem que proteger e transmitir o mínimo de confiança para que laterais, meias e principalmente atacantes possam atacar sem o receio de expor o time e sofrer contra ataques.
               A tese acima não indica que com uma zaga confiável os laterais, meias e atacantes não precisam marcar, porém, deixa explicito que quando o time não tem um miolo de zaga confiável tende a se omitir do jogo, acovardando-se com receio de expor suas fragilidades e sofrer gols.

Jogadores que aturam no setor nas ultimas 4 temporadas:

2007: Juninho / Asprila / Alex / Igor / Wagner / Renato Silva: Remanescentes da temporada anterior Juninho e Asprila começaram a temporada como titulares, contudo, era preciso contratar e Cuca indicou Igor ex- Fluminense, Alex ex-São Paulo e Wagner, além de promover dos juniores o jovem Sepetiba, Wagner e Igor tiveram poucas chances e não ficaram no clube para o resto da temporada, o Jovem Sepetiba também pouco jogou, porém, como era da base acabou ficando, Alex que logo conquistou a vaga de titular ao lado de Juninho perdeu a posição quando o Clube acertou com Renato Silva, indicado por Cuca o jogador que acabará de cumprir suspensão por doping assumiu a posição assim que readquiriu ritmo de jogo, contudo, nenhuma das duplas conseguiram solucionar o problema do setor que das 38 rodadas do campeonato brasileiro só não sofreu gol em 5, estatisticamente era mais provável sair às violentas ruas do Rio de Janeiro e não ser assaltado do que o Botafogo jogar e não sofrer gols.

2008: Renato Silva / André Luis / Ferrero / Edson / Eduardo / Bruno Costa / Emerson : Único remanescente da temporada anterior Renato Silva começou a temporada como titular, pois o contratado para o posto André Luis dependia de uma documentação do seu clube anterior para poder estrear, além de André Luis o clube contratou também Ferrero que vinha para substituir Juninho e os jovens Edson e Eduardo, A zaga inicialmente formada por Renato Silva e Ferrero deu lugar a André Luis e Renato Silva que foram mantidos por toda a temporada, já que, Ferrero não correspondeu assim como os jovens Edson e Eduardo, que teve mais oportunidades sendo improvisado em outras posições, outros que foram contratados e tiveram poucas oportunidades foram Emerson e Bruno Costa, a zaga não era das piores, porém, não deixou de sofrer muitos gols, contudo, o torcedor ficou com uma boa imprenssão da dupla formada pelo xerifão André Luis e o até então muito Criticado Renato Silva.

2009: Juninho / Emerson / Eduardo / Wellington / Teco: Em uma grande reformulação, após perder a dupla titular da temporada anterior o clube correu atrás do antigo capitão e contratou Juninho, o Jogador que é um excelente líbero e cobrador de faltas mostrou mais uma vez ser um zagueiro no maximo razoável, e a zaga inicialmente formada basicamente por Juninho e Emerson, que conseguiu fazer dois gols contra em finais de campeonato, ganhou o “reforço” de Teco, Wellington e de Eduardo,contudo, Teco pouco jogou, pois estava sempre lesionado e Eduardo jogava em todas as posições, mal diga-se de passagem, com tanta fragilidade o setor frustrou o torcedor durante toda a temporada tendo uma pequena melhora no final do ano com a dupla Juninho e Wellington que ao menos conseguiu nós livrar do vexame de um segundo rebaixamento.

2010: Fabio Ferreira / Antonio Carlos / Wellington / Fahel / Edson / Alex / Danni Moraes : Mais uma vez reformulamos o setor, somente Wellington permaneceu no clube que foi ao mercado e contratou Fabio Ferreira , Antonio Carlos, Danni Moraes e Edson além de promover o jovem Alex dos Juniores, a zaga titular formada inicialmente por Antonio Carlos e Wellington ganhou um disputa sádia com a regularização de Fabio Ferreira , os 3 se revezaram na posição, Edson e Alex até então tiveram poucas chances tanto com Estevão Soares quanto com Joel Santana e com o treinador atual o time joga no sistema com 3 zagueiros, onde Fahel, volante de origem, faz a função de zagueiro pela direita, Antonio Carlos de Líbero e Fabio Ferreira de zagueiro pela esquerda, a maior falha apresentada é sem duvida a cobertura dos laterais que é obrigação dos zagueiros em um sistema com 3 jogadores no setor. Algumas semanas atrás Wellington foi devolvido ao cruzeiro e com isso Danni Moraes passou a ser o reserva imediato, hoje o time conta com uma zaga titular irregular, insegura, e com reservas que parecem não ter força nem para brigar por posição, mesmo tamanha fragilidade dos titulartes.



Agradecimentos : Bom, chegamos no nosso ultimo capitulo da série e sem você, amigo e leitor, não seria possível concluí-la, portanto, não posso deixar de agradecê-los por acompanharem a série, espero que tenham gostado e que esses problemas sejam solucionados para que nosso Todo Glorioso Botafogo seja cada dia mais forte.

                  Então, fica aqui o meu muito abrigado, um beijo e um abraço em cada um que carrega consigo uma estrela no lugar do coração.

Saudações Alvinegras.





Um comentário:

  1. > Contratações saiba como anda.

    Jogadores em processo de contratação definida e outros ainda sendo negociado.

    É de conhecimento de todos que o Botafogo está reunindo seus esforços na contratação de um ou mais zagueiros para compor o atual plantel. O iBotafogo.com, através de sua reportagem, conseguiu apurar algumas informações que podem facilitar o entendimento do panorama por parte do torcedor alvinegro.

    ANDERSON: Jogador já aceitou a proposta feita pelo Botafogo. Empresário Marcelo Djian falou na tarde desta quinta-feira que já avisou ao Botafogo que a proposta está aceita, e que quando o clube preparar o contrato para assinar, a contratação será formalizada. Porém, o Botafogo pediu um tempo de UMA SEMANA (termina amanhã) para dar uma resposta definitiva, e segundo o procurador, este tempo foi pedido devido à indecisão do Botafogo em confirmar Anderson ou continuar tentando Coates.

    COATES: Como o empresário Marcelo Djian deixou transparecer, as forças da diretoria do Botafogo estão focadas na contratação do jovem uruguaio. Loco Abreu, possivelmente, está intercedendo a favor do Glorioso nessa questão. Entretanto, Coates tem passaporte europeu, o que contribui para a sua transferência para o Velho Mundo (não tomaria uma vaga de estrangeiro, atuaria como inglês, espanhol, italiano, etc.) É a contratação mais difícil em que o Botafogo está inserido.

    MÁRCIO ROSÁRIO: Praticamente contratado. Por ser um jogador barato, será contratado mesmo que outro zagueiro venha para o Botafogo. É considerado uma aposta, visto que é desconhecido e foi indicado por empresários.

    GÉDER: Pedido de Joel Santana. Só virá se Anderson ou Coates não fecharem.

    ResponderExcluir