Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Um Sonho Antigo.

Desde 2007 quando passou a ser responsável pelo estádio João Havelange, o Botafogo sonho em torná-lo uma espécie de caixa forte negociando sua cessão a empresas que queiram “comprar” o “ naming rights “ do estádio, é claro que tal manobra é benéfica ao clube, pois, o clube reduziria os gastos com a manutenção além de ter porcentagem no lucro mensal gerado pelo estádio, que teria suas instalações melhoradas e revitalizadas com a criação de grandes praças de alimentação, museu do clube, entre outros que tornaria o estádio cada vez mais atraente aos olhos do torcedor.


Contudo, até o momento muito se especulou e nada foi feito, nomes de grandes empresas já foram vinculadas como futuras parceiras mas as negociações não obtiveram sucesso, principalmente na gestão Bebeto de Freitas que fracassou na negociação com a empresa portuguesa TBZ e chegou a especular a gigante do mundo dos games EA Sports.

Com vôos menos audaciosos, porém, com a mesma intenção, a atual diretoria alvinegras negocia um contrato de 5 anos com 3 empresas, o nome das empresas são mantidos em sigilo, contudo, meses atrás especulações indicavam conversas entre o clube e o banco BMG, que nos ultimos anos vem investindo pesado ao patrocinar grandes times no Brasil.



Entretanto, quando o assunto é negociação, seja ela com jogadores, técnicos, patrocinadores ou investidores, só acredito vendo, pois, a atual diretoria já abusou do direito de especular e criar expectativa na torcida e muita das vezes frustrar o torcedor. Quem não lembra do tão falado retorno da Pepsi como patrocinadora? No final do ano passado davam como certa a negociação, porém, nada se concretizou e tivemos que nos contentar, com todo respeito, com a Hipermarcas que concretizou um contrato de meses fechado no final de março.

Para complementar o assunto contrato e negociações, cabe ressaltar o quanto tem que ser bem estudado e elaborado um contrato de grandeza de um “ naming rigths “, haja vista, que envolve um dos maiores e mais rentáveis patrimônio do clube, então, muita calma nesta hora, para não fazer contratos dos quais estamos acostumados na ver serem elaborados pela diretoria, que paga um fortuna ao seu treinador pelo fato de ter oferecido um contrato ao mesmo, recheado de clausulas que permitia a sua saída até certa data do ano com o clube sendo reembolsado com um misero muito obrigado, Tchau.

Ps.: Naming rigths é uma espécie de compra do direito de exploração do nome do estádio, por exemplo se eu Tiago Macieira fosse parceiro e comprasse tal direito eu poderia colocar o estadio de "Macieira Arena", existem varios tipos de contrato neste sentido, geralemnte a empresa toma para si a responsabilidade total do estádio no periodo do contrato, até pq não quer vincular seu nome a algo e correr o risco de fracassar e sujar seu nome no mercado.
 
Saudações Alvinegras.

Um comentário:

  1. Espero que depois de tanto tempo possam realizar esse sonho, só que tenham cautela para não entregarem nosso patrimonio mais rentavel nas mãos de empresários...!!

    Saudações Alvinegras!!

    ResponderExcluir