Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Qual é o melhor para o Fogão??

                   Muito se descuti a formação ideal do time do Botafogo, o torcedor sabendo da qualidade técnica de seus jogadores ofensivos deseja um time jogando para frente, em contra partida o treinador busca equilibrio para não expor a deficiencia de seu setor defensivo.

                 Hoje o grupo conta com bons meias, cabeças de areas de razoaveis para bom e um ataque muito respeitado, porém, a defesa tem se mostrado muito falha e preocupa, por isso, o treinador quebra a cabeça ( apesar de dizer que não ) para montar o esquema ideal do time.

                 No Blog "olho tatico" do site globo.com achei um bom esquema para implantar na equipe, parecido com o esquema de jogo usado pelo Santos, dos meninos que encantaram no primeiro semestre, o esquema divide o campo em 4 partes e não em 3 como de habitual, o sistema em questão é o 4-2-3-1, usado pelas finalistas da copa do mundo da Africa, Espanha e Holanda, o sistema lembra o tradicional 4-3-3 porém os atacantes jogam buscando jogo e ajudam na marcação dos laterais. Esse esquema deu muito certo no titulo do corinthinas da copa do Brasil de 2009, Dentinho aberto pela direita e Jorge Henrique pela esquerda, além de atacantes eram homens que ajudavam muito no meio campo e tinham forte presença no ataque auxiliando Ronaldo.

                  No Botafogo a mudança mais notória ( festejada ) em relação ao time que deve ser mandado a campo no próximo jogo é a troca do lateral, Alessandro seria barrado ( com o clamor de todos ) e Somalia faria a lateral direita, assim com uma vaga a mais no meio, Lúcio Flavio retornaria a armação do time com a ajuda de Maicosuel e Jobson que abertos nos francos ajudariam a criar, acompanhariam os laterais além e claro de chegarem ao ataque.

                 Contudo, minha escalação não seria essa, o esquema esta muito bem elaborado, porém, ainda faria algumas mudanças nas peças, Lúcio Flavio vem redendo muito pouco e apesar de eu ter a esperança de que ele reencontre seu melhor futebol ao lado de Maicosuel creio que o banco de reserva faz parte deste processo de resgate da melhor forma do nosso querido jogador, e como ele seria despromovido do time titular eu colocaria Maicosuel como principal armador e Herrera na direita fezendo as vezes de meia atacante pela direita, como o Argentino não esta apresentando o mesmo futebol do inicio do ano, cria-se varias opções como a de Edno na esquerda e Jobson na direita ou de Renato Cajá como principal armador e Maicosuel como meia atacante pela direito, ou futuramente com a recuperação de Lúcio Flávio essa formaçao ilustrada acima.

                 Não vou mentir que o esquema me anima muito pois teriamos um time ofensivo e seguro, pois, com Leandro Guerreiro e Marcelo Mattos protegendo a zaga e cobrindo os laterais creio que as falhas serão sanadas e os resultados começaram a aparecer com amis naturalidade.

Ps.: Empolgado com as variações ofensivas eu não me liguei muito na zaga, apesar de falha não vejo reservas a altura que possam barrar os inseguros Fabio Ferreira e Antonio Carlos, contudo, nesta escalação que copiei do site está com Danni Moraes ao lado de Antonio Carlos, portanto, essa eu também não concordo, haja vista, que o zagueiro não se firmou e não mostra nada que o faça ser titular, pois, só é reserva imediato por que não temos mais opções além de Edson e quando Wellington ainda estava no grupo nem relacionado para os jogos Danni Moraes era.

Saudações Alvinegras!!!!

7 comentários:

  1. Jogadores de qualidade nos temos, oq não pode é o treinador se acovardar, abrir mão dos primeiros 45 minutos como já vimos algumas vezes, ou colocar o time para se defender e chutar bola para o alto...!!!

    Saudações Alvinegras

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Só depende do treinador, cara.
    Essa é a minha maior preocupação!
    Abs e SA!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que a preocupação maior do Joel é a zaga.
    Nem sempre os volantes vão fazer a cobertura, nem sempre os laterais vão marcar e aí que mora o perigo com essa zaga safada.
    Ele (Joel) tenta o equilíbrio e acho que ele está certíssimo. Um vez o Rodrigo falou que prefere fazer 5 e tomar 4, mais e se não fizermos os 5, como fica?
    O equilíbrio é fundamental.

    Saudações Botafoguenses

    ResponderExcluir
  5. O Futebol moderno requer equilibrio, é ilusão achar que voltaremos a era Pelé e coutinho no Santos ou de Garrincha no Fogão, onde os times ganhavam de 7 a 5, 5a 3 era resultado rotineiro, um tipico 2 a 1 na atualidade, rs.

    Porém, Nesta tatica que coloquei aí em cima não vejo pq ficar exposto, os volantes terão duas funções fechar o meio defedendo a zaga e cobrir os laterais, os laterais tbm marcaram em seus postos, portanto creio que funcione sem deixar a zaga exposta.

    Só que oq não pode acontecer e eu tenho grande receio de que aconteça, é Joel abrir mão dos nossos jogadores de qualidade da frente e colocar um monte de volante "ala" Dunga.

    ResponderExcluir
  6. LUCAS...!!!

    como coloquei no topico, atualmente Lucio Flávio não tem condições de ser titular, tendo em vista que os jogadores que temos no banco estão em evolução o contrario dele, ano passado ele tava mal tbm, porém, se era ruim com ele sem ele conseguia ser pior, hoje não, hoje temos boas opções, se futuramente ele recuperar o futebol que levou a torcida a apelida-lo de maestro ele pode sim voltar ao time, so que o banco de reservas é o caminha natural para que ele volte a jogar bola.

    ResponderExcluir